terça-feira, 23 de novembro de 2010

A casa do lago

Fonte: Google Imagens
 Simplesmente amo esse filme, tanto pelo seu viés arquitetônico como pela historia de amor que rompe as barreiras do tempo e do espaço. Para a professora Ecídia Maria Soares Pinto da disciplina de Fundamentos Tecnológicos e Técnicas Construtivas do Curso de A.U. do Izabela Hendrix precisei assistir ao filme “A Casa do Lago”.
Fonte: Google Imagens
Como o trabalho, o post aborda o filme “A casa do lago” analisando-o do ponto de vista da Arquitetura. A história se passa em Chicago e gira em torno de Kate Forster (Sandra Bullock), uma médica solitária que morava numa casa à beira de um lago. Ela passa a trocar cartas de amor com o novo morador da residência, o arquiteto frustrado Alex (Keanu Reeves).
Fonte: Google Imagens
A casa é uma “caixa de vidro”, com toda a paisagem em volta, de modo que não há uma conexão entre o “nós” e a paisagem em que a Casa do Lago é o domínio e não a ligação.

O filme utiliza alguns termos arquitetônicos que nós muitas vezes escutamos e repetimos sem saber o significado. Nesse filme pude aprofundar o conceito de: Palafitas, Painéis de vidro, Alicerce, Chalé, Estilo moderno, Condomínio, Pré-fabricadas, Canteiro de obras, Tijolo, Varanda, Deck, Escada, Alamedas, Granito, Alumínio, Janelas, Clarabóias, Persianas, Fiação, Projeto, Encanamento, Estrutura, Demolições, Escavações, ...
Fonte: Google Imagens
A Casa do Lago traz também uma discussão sobre a qualidade da luz nos diferentes lugares em que a construção é implantada, ressaltando que essa emissão indireta que realça é a mesma que desgasta e utiliza como exemplo a Casa de La Caritat em Barcelona além de citar três importantes arquitetos, Richard Meier, Frank Lloyd Wright e Le Corbusier, discute sua relação com o meio ambiente e o fato de um arquiteto sempre “consultar” a natureza: “Uma estrutura perfeita, que deve soberviver no tempo, nunca ignora a natureza”.
Fonte: Google Imagens

2 comentários:

  1. Adorei este post, ainda por cima estou me sentindo no filme. Você é como o Alex (de 2010) e eu sou como a Kate (de 2014). Estou estudando arquitetura no Izabela Hendrex e também assisti ao filme por causa da professora Ecídia Maria Soares Pinto da disciplina de Fundamentos Tecnológicos e Técnicas Construtivas. Provavelmente você já esta formada. Iria combinar de marcar de nos encontrar para discutir sobre o filme, mas como você provavelmente não estuda mais lá isso não será possível. O post vai me ajudar no trabalho, muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livia, tudo bem? Adorei seu comentário!!! Assisti hoje A casa do Lago e ao entrar no blog me deparo com seu comentário... Fiquei bem feliz!!! Eu ainda não me formei, estou de intercâmbio na França, estudando arquitetura, mas quando voltar seria um prazer enorme me encontrar com você!!!

      Excluir