O organicismo representa uma tendência do pensamento que
constrói sua visão do mundo sobre um modelo orgânico e tem origem na filosofia
idealista. O positivismo, que fundamenta a interpretação do mundo
exclusivamente na experiência, adota como ponto de partida a ciência natural e
tenta aplicar seus métodos no exame dos fenômenos sociais. Assim, os primeiros
conceitos positivistas foram elaborados de acordo com analogias orgânicas, três
das quais são fundamentais para a compreensão dessa corrente sociológica:
(1) o conceito teleológico da natureza, que implica uma postura fatalista, já que as metas a serem alcançadas estão predeterminadas, o que impede qualquer tentativa de alterá-las;
(2) a idéia segundo a qual a natureza, a sociedade e todos os demais conjuntos existentes perdem vida ao serem analisados e por isso não se deve intervir em tais conjuntos. Essa noção leva, em conseqüência, à adoção de uma atitude de laissez-faire; e
(3) a crença de que a relação existente entre as diversas partes que compõem a sociedade é semelhante à relação que guardam entre si os órgãos de um organismo vivo.
Louis Sullivan |
Outro dos caminhos seguidos pela arquitetura organicista foi o movimento expressionista que teve como expoente máximo o arquiteto alemão Erich Mendelsohn (1887-1953). A liberdade formal, experimentada nos seus desenhos de juventude, encontrou concretização nos primeiros projetos, como a Torre Einstein, em Potsdam (1921-1924), na qual conseguiu, através do uso de formas curvas integradoras, uma unidade formal de referência biomórfica. Outro dos temas desenvolvidos por Mendelsohn, nomeadamente em edifícios industriais foi o da relação íntima entre as formas e os volumes e a paisagem envolvente.
Frank Lloyd Wright |
Um dos protagonistas máximos desta tendência estética foi o americano Frank
Lloyd Wright, discípulo de Sullivan. Foi, aliás, este arquiteto que, em 1908,
pela primeira vez empregou o termo orgânico enquanto categoria expressiva da
arquitetura. Alguns dos seus trabalhos tornaram-se paradigmas da arquitetura
organicista, ora pela solução morfológica, como o Museu Guggenheim de Nova
Iorque, com a sua grande sala de exposições em forma de rampa helicoidal, ou a
Casa da Cascata (1935), expoente da procura de harmonia absoluta entre os
vários elementos construtivos e de continuidade fluida entre os espaços assim
como da cuidada integração na paisagem.
Hugo Häring |
Hugo Häring, que construiu muito pouco, entendia o conceito de edifício
orgânico como algo que se desenvolve de forma espontânea, em perfeita harmonia
com a natureza. As suas idéias foram concretizadas por Hans Scharoun e pelo finlandês
Alvar Aalto, um dos mais fecundos arquitetos organicistas pela radical rejeição
de princípios formais rígidos e determinantes, enveredando pela pesquisa de
projetos com base em geometrias complexas que fazem referência a formas
naturais e que prestam atenção ao caráter topográfico do terreno e da
envolvente construída.
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