sábado, 2 de outubro de 2010

Le Corbusier

Fonte: Google Imagens
Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier, foi um arquiteto, urbanista e pintor francês de origem suíça. É considerado juntamente com Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies van der Rohe e Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos do século XX. Foi um arquiteto que constituiu um marco muito importante no desenvolvimento da arquitetura moderna. Dedicou todo o seu talento e energia à criação de uma nova e radical forma de expressão arquitetônica.
Le Corbusier teve um percurso artístico muito sobressaltado. Passou por muitas fases e renegou algumas das suas convicções iniciais. A sua postura na arquitetura passava muito pela ação/intervenção: formulação de teses e imediata aplicação em projetos, como a Villa Savoye, o Bloco de Marselha, o Convento de La Tourette... Mas muitos ideias ficaram no papel: em desenhos, como o Plano Voisin, a Ville Radieuse, o Plano Obus para Argel, ou em escritos. Note-se que algumas das suas teorias foram responsáveis por muitos dos males que afligiram e afligem as nossas arquiteturas e as nossas cidades: a teoria do zoneamento como forma de organização do território; os blocos habitacionais sobre pilares no meio da “Natureza”; a arquitetura/receita para qualquer lugar do planeta...
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Le Corbusier foi um dos criadores dos CIAM. Lançou, em seu livro Vers une architecture (Por uma arquitetura), as bases do movimento moderno de características funcionalistas. Sua pesquisa baseada nas necessidades humanas revolucionou (juntamente com a atuação da Bauhaus na Alemanha) a cultura arquitetônica do mundo inteiro. Sua obra, ao negar características histórico-nacionalistas, abriu caminho para o international style, que teria representantes como Mies van der Rohe, Walter Gropius, e Marcel Breuer. Sua influência estendeu-se principalmente ao urbanismo. Foi um dos primeiros a compreender as transformações que o automóvel exigiria no planejamento urbano. A cidade do futuro, na sua perspectiva, deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentes em pilotis, deixando o terreno fluir debaixo da construção, o que formaria algo semelhante a parques de estacionamento. Defendia que, "por lei, todos os edifícios deviam ser brancos", criticando qualquer esforço artificial de ornamentação. Suas estruturas foram largamente criticadas por serem monótonas. A cidade de Brasília foi concebida segundo as suas teorias.

Entre as contribuições de Le Corbusier à formulação de uma nova linguagem arquitetônica para o século XX se encontram os cinco pontos, formalizados no projeto da "Villa Savoye": Construção sobre pilotis; Terraço-jardim; Planta livre da estrutura; Fachada livre da estrutura e Janela em fita.
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A importância de Le Corbusier advém, em grande parte, das viagens que fez a várias partes do mundo, em que entrou em contato com estilos diversos, de épocas diversas. Da visita a Itália, a influência mais marcante será a Cartuxa de Ema. Fica impressionado pela forma como a organização do espaço expressa as suas preocupações sócio-políticas. Em La Chaux-de-Fonds fará a aplicação prática das sua reflexões em relação a esta viagem, através de um projeto para uma escola de artes com ideias socialistas, em que sintetizou um modelo "clássico" de arquitectura segundo as suas ideias de funcionalidade. Em 1910, Corbu (diminutivo muito usado) vai para a Alemanha, onde estuda os novos movimentos de artes aplicadas e escreve o "Estudo sobre o movimento de arte decorativa na Alemanha". Em Berlim que entrará em contacto com Peter Behrens, Walter Gropius e Mies Van der Rohe (algumas das figuras principais do Deutsche Werkbund). Em 1911, ainda na Alemanha, encontra-se com Heinrich Tessenow, autor da cidade jardim de Hellerau que influenciou suas obras Villa Jeanneret Perret (1912) e o Cinema Scala (1916).  Em maio desse ano parte para a  "voyage d'Orient" acompanhado pelo seu amigo Auguste Klipstein. Ao longo desta viagem irá desenvolver a sua perspectiva pessoal sobre a arte arquitectónica. A Villa Schwob, em La Chaux-de-Fonds, chamada popularmente de "Villa Turca" é o exemplo mais flagrante, chegando a insinuar a existência de um harém. Os seus célebres "cinco pontos para uma nova arquitetura" estão claramente influenciados pelas referência orientais O uso da fachada livre e da planta livre  advém de um átrio central que marca e determina a circulação e a disposição dos espaços e fachadas. Os próprios terraços, como na Villa Savoye são reminiscências da arquitectura do norte da África. As suas noções de clareza das superfícies e precisão na disposição dos volumes, que estarão presentes no purismo, são também já pressentidos por Corbusier neste género de arquitectura tradicional.  Paredes brancas e estudos sobre a posição estratégica dos monumentos islâmicos em relação à topografia colaboram para as suas concepções sobre a forma como a arquitectura se relaciona e encoraja essa relação com a natureza. A viagem à América do Sul foi inserida na altura em que desenvolvia o projecto da sua Ville Radieuse, e proporcionou-lhe a experiência de ver o Rio de Janeiro a partir do ar. A disposição da cidade, entalada entre o mar e o relevo escarpado de origem vulcânica sugeriu-lhe a ideia de uma cidade-viaduto (cidade linear). Este género de cidade foi, depois, adoptado por arquitetos vanguardistas, defensores da anarquia, como Yona Friedman e Nicolaas Habraken.

Entre seus projetos mais famosos se encontram:
Villa Savoye
Unidades de Habitação - Construção modularizada e estudo das proporções humanas aplicadas ao projeto de edificações (O modulor).
Conjunto de edifícios-sede da Organização das Nações Unidas - Um dos representantes máximos do International style.
Palácio da Assembléia em Chandigarh, 1953. Adotação de um partido mais brutalista em seus projetos.
Chapelle Notre-Dame-du-Haut - capela em Ronchamp, França, 1955.

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