terça-feira, 12 de outubro de 2010

Uma experiência com o espaço: Festa do pijama

Eu estava mal. Precisava de alguma “experiência diferente num espaço da cidade” e não tinha nada pra contar. Todos os dias eu prestava atenção pra ver se acontecia alguma coisa... E nada! Era sair de casa, ir pra Vidraçaria, ir pra E.A., voltar pra casa...

Fonte: http://www.flickr.com/photos/arqurb_ufmg/
Então aconteceu no dia em que eu quebrei essa rotina e não voltei pra casa: a noite mais esperada, a Festa do Pijama!!! Não, eu não vou contar o que aprontamos. Quem não foi perdeu-mas pode ver as fotos.

O meu foco será avaliar o uso do espaço público quando não está sendo usufruído para o que foi feito. Difícil? Talvez eu tenha me expressado mal... Continua lendo que mais pra frente você entende.

Quando eu estava no Colegial, os meus professores falavam que nós tínhamos que participar mais da vida escolar, que a escola não tinha função sem os alunos... E naquela noite, quer dizer, uns dois dias depois, eu fiquei pensando em como a Escola de Arquitetura estava diferente sem todo mundo... Assim, os objetos físicos, cadeiras, pranchetas, mactochs, tudo estava lá, mas nós não estávamos utilizando-os.

A Festa era nas dependências da escola; D.A., corredores, jardim interno, sala 134 (pré-estréia, uhu!!!)... Mas não estávamos exercendo a função pré-determinada daqueles objetos. A sensação era quase criminosa: sussurros, coração acelerado, andando na ponta dos pés pra não fazer barulho, encostados na parede pra evitar as poucas luzes acesas, fugindo do porteiro... Por quê? Não estávamos fazendo nada de errado e, no entanto, a situação vivida no espaço da escola não era esperada para o “espaço da escola”.

Sem a luz do dia, os alunos, os professores, a D. Lurdes e a Cantina aberta, as pessoas passando conversando, rindo, tocando violão a Escola de Arquitetura deixa de ser “Escola de Arquitetura” pra se tornar apenas mais um prédio no Funcionários, com seus objetos que poderiam se transformar no que quiséssemos. 
Fonte: Google Imagens
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário