quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Lançamento de livro com palestra e debate na Casa do Baile: Domesticidades: Guia de Bolso, de Renata Marques e Wellington Cançado



Será lançada nesta quarta-feira, dia 22, a publicação “Domesticidades: guia de bolso”, dos arquitetos e artistas Renata Marquez e Wellington Cançado, publicado em 2010 pelo Instituto Cidades Criativas (ICC) e realizado por meio do fundo de cultura da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

O livro apresenta espaços domésticos encontrados em Belo Horizonte a partir de paisagens íntimas, tornadas públicas pelo mercado imobiliário. Por meio de uma série de expedições aos websites de corretoras de imóveis anunciados para venda na cidade, foi elaborada uma reflexão acerca dos modos de habitar atuais, dos modelos de consumo arquitetônicos, das táticas de ocupação e criação de identidade e das dinâmicas do mercado imobiliário belo-horizontino. Essa reflexão tem como pano de fundo o imaginário artístico da produção de imagens na história da arte. Natureza-morta, retrato, paisagem, cinema e tópicos teóricos da arquitetura moderna são categorias estéticas discutidas através das fotografias dos espaços domésticos colecionados e categorizados.

Em seguida à palestra, o arquiteto de interiores e professor da UFMG Augustin de Tugny fará uma intervenção crítica, dando início ao debate com os autores e o público. O evento será na Casa do Baile, Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte.

Local: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha // Horário: 20h// Entrada: gratuita // Informações: (31) 3277-7443.

Workshop com Renata Marquez, Wellington Cançado e convidados

Extensão do livro “Domesticidades”, o workshop homônimo tem como proposta ampliar a cartografia realizada na publicação e construir de forma colaborativa outros guias, sobre as possibilidades de pensar, praticar e produzir outras formas de habitar, de paisagens íntimas, de espaços cotidianos etc. Além dos autores, Renata Marquez e Wellington Cançado, haverá apresentações dos convidados Janaina Chavier (Expansões do Doméstico), Fernanda Goulart (Alugo-me) e Adriano Mattos Corrêa (Casa do Zé).

Este é o primeiro volume de uma série imaginária de guias de domesticidades. Dedicado a Belo Horizonte, integra uma coleção fictícia à espera de ser completada com outras cidades mundo afora. Um guia de código aberto a ser recriado por aventureiros sedentários, aficcionados pelas paisagens íntimas dos websites imobiliários, colecionadores de prosaicas imagens de apressados corretores e por cartógrafos amadores do vouyerismo comercial. Um guia portátil para visitas remotas aos lugares não visitáveis das cidades, aos espaços cotidianos alheios, às formas de habitar particulares e à privacidade anônima: um manual de navegação para expedições rumo ao espaço insuspeitado da vida doméstica contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário